SAAE Barretos apresenta panorama dos poços profundos e avanço das obras no sistema de captação

Relatório técnico aponta 14 poços em operação, nível atual do Córrego Pitangueiras e andamento das obras na ETA do Rio das Pedras

25/06/2025

SAAE Barretos apresenta panorama dos poços profundos e avanço das obras no sistema de captação

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (SAAEB) apresenta um panorama técnico sobre a situação atual dos poços artesianos em funcionamento no município, além de informações atualizadas sobre o nível de água do Córrego Pitangueiras e o andamento das obras no sistema de captação e tratamento.

 

Atualmente, Barretos conta com 21 poços profundos nos aquíferos Serra Geral e Bauru, sendo que 14 estão em pleno funcionamento, atendendo diversos bairros e regiões da cidade. A produção hídrica varia conforme a estrutura e localização de cada poço, com vazões que vão de 3,48 a 29,55 m³/h.

 

Entre as obras em andamento, destaque para a Estação de Tratamento e Captação de Água do Córrego Rio das Pedras, que se encontra em fase final de testes operacionais e ajustes técnicos. A previsão é que a inauguração e entrada em operação ocorram em breve, fortalecendo o abastecimento da cidade.

 

Outro dado importante é o nível atual do Córrego Pitangueiras, registrado em 1,35 metros. No mesmo período do ano passado, esse nível era de 1,06 metros, segundo boletim operacional emitido em 2024. “A elevação indica condições hidrológicas favoráveis neste momento”, destaca Marco Seiji, engenheiro civil e diretor técnico operacional da autarquia.

 

Barramento do Pitangueiras

“O projeto de construção do barramento do Córrego Pitangueiras está avançando. Neste momento, estamos na fase de obtenção das licenças ambientais e de captação dos recursos financeiros necessários. O valor estimado da obra, conforme o projeto já aprovado, é de R$ 16.689.981,79”, explicou o superintendente do SAAE Barretos, Nilson Andrade.


Fonte: SAAE Barretos 

 ()