Olimpíada Brasileira de Robótica 2025 movimenta Cemepe do bairro Marília

Competição científica ocorre ao longo desta quarta-feira (2), com a participação de cerca de 400 estudantes de toda a região

02/07/2025

Olimpíada Brasileira de Robótica 2025 movimenta Cemepe do bairro Marília

(Tininho Jr.)

Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2025. O evento, realizado no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais (Cemepe) “Dr. Círio Ribeiro de Ávila”, no bairro Marília, ocorre durante todo o dia, com a participação de cerca de 400 alunos do ensino fundamental, médio e técnico integrado, de escolas públicas e privadas de vários municípios da região.

O prefeito Odair Silva, acompanhado da primeira-dama Roselaine Silva, esteve no local e interagiu com os estudantes. “É uma honra muito grande poder receber aqui Barretos mais um evento extremamente importante como este. Estamos vivendo um momento em que a tecnologia faz parte da nossa vida e a gente tem que se envolver diretamente. Muito obrigado por estarem conosco nesse dia de avanço, de concentração e de demonstração do esforço de vocês. Barretos está se tornando um grande centro regional de tecnologia e é importante que todos fiquem atentos porque muitas oportunidades estarão surgindo”, destacou.

A OBR tem o objetivo de incentivar o estudo da robótica e despertar o interesse dos jovens por carreiras na área científico-tecnológica. Ao todo, 76 equipes se inscreveram para competir na OBR, sendo 21 na modalidade prática Artística (com alunos criando uma apresentação que inclua a interação de robôs autônomos com os participantes) e outras 55 na modalidade prática de Resgate (onde são desenvolvidos robôs autônomos para resgatar vítimas em um ambiente simulado). “Que além de competir, vocês possam se divertir e aprender uns com os outros. Esse é o principal objetivo”, reforçou o Dirigente Regional de Ensino, Bruno Henrique Bertin.

O competidor Daniel Henrique Silva, aluno do 3° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Embaixador Macedo Soares, desenvolveu um robô que dança. Para ele, esta é uma oportunidade muito boa, pois permite que as pessoas conheçam um pouco mais sobre programação, hardware e software.
As melhores equipes desta etapa serão classificadas para a fase Estadual da competição.

Fonte: Prefeitura Municipal de Barretos