Projeto "Rumo ao Futuro" avança com regularização de moradias no Conjunto Habitacional Dr. Luís Spina

Os proprietários que ainda precisam regularizar seus imóveis ou que desejem mais informações devem procurar a Secretaria, na Rua 30

03/07/2025

Projeto

( Arquivo Prefeitura)

Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Habitação de Interesse Social, segue com os atendimentos do projeto “Rumo ao Futuro”, que busca garantir segurança jurídica e dignidade aos moradores do Conjunto Habitacional Dr. Luís Spina, por meio da regularização da posse dos apartamentos. A ação conta com a parceria da Prefeitura, Caixa Econômica Federal, Defensoria Pública e do Instituto Cesalpina e já atingiu cerca de 60% dos casos analisados.

Secretária da pasta, Célia Rodrigues, destaca que o projeto foi reformulado em 2025, com uma abordagem mais eficiente e participativa. “O 'Rumo ao Futuro' é um projeto concebido pela Secretaria da Habitação, em parceria com a Prefeitura. Uma parte foi executada no ano passado, mas não conseguimos finalizá-lo. Assim, reformulamos o projeto com uma nova proposta para este ano".

Célia explica que o trabalho envolve visitas presenciais nos apartamentos para ouvir os moradores e buscar soluções personalizadas. “O objetivo é discutir com cada morador seus objetivos em relação ao apartamento. Estamos conciliando situações com moradores que nos procuram e já tivemos casos em que proprietários e inquilinos formalizaram acordos em cartório, com documentação legalmente válida", destaca.

Além disso, o projeto atua em frentes como imóveis desocupados, aluguéis irregulares e casos de invasão, com o objetivo de concluir o levantamento até o final de agosto. “Dos 960 apartamentos, cerca de 40% já possuem proprietários com documentação. Estamos concluindo as demais pendências, em parceria com a Caixa, para garantir que todos que quitaram seus imóveis recebam a documentação definitiva", ressalta.

Atualmente, os atendimentos ocorrem na sede da Secretaria, na Rua 30, entre as ruas 33 e 35, das 8h às 16h. Há também possibilidade de agendamentos fora do horário comercial, conforme necessidade dos moradores. “Atendemos, em média, 30 pessoas por dia. É fundamental que o morador compareça para obter orientações e garantir seus direitos. Estamos trabalhando em prol do bem-estar dos moradores”, finaliza Célia.

Fonte: Prefeitura Municipal de Barretos
 ()
 ()
 ()