A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública e Defesa Civil, realizou uma operação na tarde desta sexta-feira, dia 4, visando combater o comércio ilegal de material cortante para pipas e, consequentemente, a soltura de pipas com esses materiais. A operação foi coordenada pela Ronda Municipal e teve apoio da Polícia Militar e Defesa Civil, além da participação de agentes de trânsito.
“As equipes estão indo para as ruas para averiguações relacionadas a pipas. Seja cerol ou outro material cortante, se a fiscalização encontrar esses materiais, os produtos serão recolhidos e o proprietário do estabelecimento irão responder legalmente. Nós estamos ouvindo o clamor popular e, com o apoio de cada um que está presente, estamos trabalhando para garantir a sua integridade física”, destacou o secretário da pasta, Luis Umberto de Campos Sarti (Kapetinha).
O secretário pediu a colaboração das famílias. “Pedimos, portanto, a você pai, a você mãe, a você filho, que tenham cautela com relação a soltar pipas. Esse tipo de material não deve ser utilizado. É importante que os pais conversem com seus filhos e essa brincadeira pode ser saudável se for feita dentro da lei, sem material cortante e, de preferência, em uma quadra de futebol, uma praça ou um local como o Recinto Paulo de Lima Correa para evitar qualquer tipo de acidente”, ressaltou Kapetinha.
Marcelo Souza, coordenador geral de Segurança, ressaltou que vários órgãos da Prefeitura estiveram envolvidos na operação. “O intuito foi fiscalizar e combater a venda de linha com cerol, linha chilena. De forma geral, material cortante proibido conforme a lei em vigor no município. O resultado foi bastante positivo, pois estivemos em alguns locais e verificamos que os comerciantes estão colaborando e a população está consciente, não havendo essa prática ilegal. Em um desses locais, infelizmente, localizamos alguns carretéis grandes com linha chilena importância. Foi feita a autuação, a notificação para o proprietário e a apreensão desses objetos”, informou. Denúncias sobre locais que estejam vendo linhas cortantes podem ser feitas para a Ouvidoria Municipal, pelo WhatsApp (17) 3612-2100.
Neste sábado, dia 5, às 10h, a Defesa Civil realizará uma ação de conscientização aberta à população no Barretos 2, reforçando a importância da atitude segura ao soltar pipas neste recesso escolar e o ano todo. Será no Centro Espírita Raio de Luz, na Rua Lincolin de Oliveira Menezes, n. 780.
Fonte: Prefeitura Municipal de Barretos