A vacina contra a gripe está disponível para toda a população de Barretos a partir de 6 meses de idade e os números confirmam que a vacina vem fazendo a diferença para proteger a população. 33 pessoas foram internadas por influenza (gripe) no município no primeiro semestre de 2025 e 81% dos internados não tinham tomado a vacina contra a gripe.
Já os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) provocaram 154 internações até 30 de junho, sendo que 72% dos internados não tinham recebido a vacina contra a gripe. A SRAG ocorre quando uma doença com sintomas respiratórios se agrava, passando a haver falta de ar, frequência respiratória aumentada e saturação abaixo de 94%.
“Vacinas salvam vidas. É uma forma de prevenção extremamente eficiente e disponível gratuitamente em todas as UBSs e no Postão. É preciso que as pessoas não deixem para depois, procurem uma unidade e se vacinem”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Angelo Roberto Gonçalves.
O secretário reforça ser muito importante principalmente que gestantes, crianças e pessoas com mais de 60 anos recebam a vacina, por estarem entre os grupos em que as complicações costumam ser mais frequentes. 44% desse público foi vacinado, entretanto a meta é vacinar 90%.
De segunda a sexta-feira, a população pode se vacinar em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana das 8 às 16h e no Postão das 8 às 12h. Às terças-feiras, é realizada vacinação também na zona rural: nas UBSs do Ibitu e de Alberto Moreira, das 8 às 14h.
Fonte: Prefeitura Municipal de Barretos