CCI Fepasa recebe mutirão de laudos para pessoas com deficiência

Prefeito Odair Silva e secretários municipais visitaram o local e acompanharam a ação

11/07/2025

CCI Fepasa recebe mutirão de laudos para pessoas com deficiência

( Vanderlei Ribeiro)

O Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) da Estância Turística de Barretos promoveu nesta sexta-feira, 11 de julho, um mutirão para atualização de laudos caracterizadores de deficiência no Centro de Convivência do Idoso (CCI) da Fepasa. A ação busca garantir que pessoas com deficiência estejam com a documentação em dia, facilitando o acesso a direitos como inclusão no mercado de trabalho, programas sociais e políticas públicas.

De acordo com a coordenadora técnica do PEI, Thamyres Pimenta, cerca de 40 pessoas com algum tipo de deficiência, previamente inscritas no mutirão, devem ser beneficiadas. “É um evento muito importante, onde a gente consegue fazer a atualização dos laudos das pessoas com deficiência, organizando todas as funcionalidades, para que quando essas pessoas forem participar de processos seletivos, elas não tenham que fazer todo esse trâmite que às vezes pode demorar bastante”, explicou.

Durante a manhã, o prefeito Odair Silva, acompanhado dos secretários municipais de Administração, Natália Rick, de Desenvolvimento Econômico, Thyago Abraão, e de Assistência Social, Juliana Adão, visitou o espaço e falou da importância desta iniciativa. “Podemos perceber que as pessoas com deficiência entenderam a importância deste mutirão e estão participando ativamente. Então hoje é um dia importante para a prefeitura, para o nosso setor social, e também para as empresas, pois na medida em que elas vão crescendo, elas têm a obrigação de oferecer vagas de trabalho para pessoas que têm algum tipo de deficiência”, disse.

Além da atualização dos laudos, os participantes ainda puderam se candidatar a vagas de empregos nas empresas Minerva Foods, Savegnago Supermercados e Paulistão Atacadista. “Temos a preocupação de empregar a pessoa com deficiência, incluí-la no mercado de trabalho, de maneira que ela se sinta confortável trabalhando. Não pensamos apenas na questão salarial, a gente pensa na dignidade da pessoa”, completou Thamyres.

O mutirão é realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Prefeitura de Barretos, com apoio do ITS Brasil e do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC).

Fonte: Prefeitura Municipal de Barretos 
 ()
 ()
 ()
 ()
 ()