A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta de tempo firme com risco crítico de queimadas para a região de Barretos até domingo, 20 de julho.
Segundo o comunicado, neste período o tempo seguirá seco, com nevoeiros ao amanhecer, baixa umidade do ar e quedas de temperatura em algumas regiões do estado, com alto risco de incêndios florestais, principalmente no interior.
Na Estância Turística de Barretos está em vigor a campanha “Barretos Fogo Zero”, de combate a queimadas e incêndios florestais. “Provocar incêndios é crime e traz prejuízos à saúde, ao meio ambiente e à vida. Por isso é importante evitar queimar lixo ou galhos, jogar bitucas de cigarro na vegetação, soltar balões e deixar terrenos sujos. Caso se depare com queimadas, denuncie”, orientou o coordenador da Defesa Civil local, Ricardo Maia.
Ele também recomenda que durante o período de estiagem os cidadãos se mantenham hidratados, umidifiquem os ambientes e evitem exercícios físicos nos horários mais secos do dia.
Denúncias e emergências
Para emergências, o cidadão deve acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193). Denúncias sobre queimadas podem ser feitas pelo telefone da Secretaria de Meio Ambiente (17) 3612-2850, WhatsApp da Ouvidoria (17) 3612-2100 ou App Barretos Digital.
Treinamento
Na terça-feira, dia 15, a Defesa Civil de Barretos participou de um treinamento realizado pela TEREOS, para prevenção e combate a incêndios em área rural. O encontro reuniu produtores rurais, empresas e Defesas Civis de diversas cidades da região.
Fonte: Prefeitura Municipal de Barretos