A Estância Turística de Barretos tem três atrativos catalogados na 2ª edição do Guia Turístico Católico do Estado de São Paulo: a Mini Basílica Nossa Senhora Aparecida, a Catedral do Divino Espírito Santo e a Rota das Capelas. Esta é a segunda vez consecutiva em que a cidade aparece na publicação que destaca capelas, igrejas, basílicas, santuários, museus, templos, festas e eventos espalhados por todo o estado de São Paulo.
O guia, desenvolvido pela Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP), foi lançado no início de julho, com mais de 130 novos atrativos religiosos em relação à edição do ano anterior. “É uma honra ver nossa cidade presente no Guia mais uma vez, reforçando o nosso compromisso em valorizar o turismo de fé. Além de um importante reconhecimento é também um convite para que mais pessoas descubram o que Barretos tem a oferecer”, comentou o secretário municipal de Turismo, Hugo Resende Filho.
Confira os atrativos em destaque:
Mini Basílica Nossa Senhora Aparecida - Projetada em 2005 e inspirada no Santuário Nacional de Aparecida, a Mini Basílica surgiu após a antiga capela de 1960 se tornar pequena diante da crescente devoção.
Catedral do Divino Espírito Santo - Fundada em 1877 como uma capela, a Catedral passou por várias ampliações até atingir sua estrutura atual em 1919. É a igreja mais antiga de Barretos, reconhecida como símbolo de fé, patrimônio histórico e referência cultural na cidade.
Rota das Capelas - A Rota das Capelas promove o turismo rural e religioso com um percurso de 168 km que passa por 12 capelas, iniciando na Mini Basílica na área urbana e seguindo pelas demais na zona rural.
Fonte: Prefeitura Municipal de Barretos