Vigilância Epidemiológica de Barretos alerta para a baixa adesão à vacina contra a dengue

Imunizante é disponibilizado gratuitamente na Rede Municipal de Saúde para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, de segunda a sexta-feira

18/07/2025

Vigilância Epidemiológica de Barretos alerta para a baixa adesão à vacina contra a dengue

(Tininho Jr. e Arquivo da Prefe)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Estância Turística de Barretos, por meio da Coordenadoria de Vigilância Sanitária, alerta para a baixa procura pela vacina contra a dengue, disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro Médico de Especialidades e Atenção Materno Infantil Adoracy Marques Lemos - “Dora Lemos”, o novo Postão, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, conforme orientação do Ministério da Saúde.

O coordenador Rodrigo Barros Pereira explica que a cidade tem cerca de 7.120 habitantes nesta faixa etária e que, deste total, apenas 1.813 receberam a primeira dose do imunizante, 25,46% do público-alvo. Outro dado preocupante diz respeito à segunda dose da vacina, aplicada em apenas 781 indivíduos (10,97%).

“Para ser efetiva, a imunização deve ocorrer em duas doses, sendo a segunda após três meses da aplicação da primeira. É importante também ressaltar que essa faixa etária teve prioridade, porque nela é que se concentra o maior número de hospitalização por dengue”, completou.

A vacina contra a dengue está disponível em todas as UBSs, das 8h às 16h, e também no Postão das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira. Para se vacinar, é necessário levar um documento de identificação com foto (RG, CNH, CIN) e, se possível, a carteirinha de vacinação.

Números da dengue
Segundo boletim divulgado pela SMS, do início de janeiro até esta sexta-feira, 18 de julho, Barretos contabilizava 4.328 casos positivos de dengue, enquanto outros dois aguardam exames. Neste período também foram registrados quatro óbitos pela doença.

Cinco pessoas com idades entre 32 e 70 anos estão internadas na Santa Casa com sintomas que caracterizam suspeita de doenças transmitidas por mosquitos (arboviroses).

Fonte: Prefeitura Municipal de Barretos 
 ()
 ()