SAAE volta a alertar sobre descarte irregular de lixo: entulho é deixado próximo a placa de proibição e caçamba nas Contendas

Nova ocorrência envolve resíduos orgânicos e eletrônicos, como micro-ondas

21/07/2025

SAAE volta a alertar sobre descarte irregular de lixo: entulho é deixado próximo a placa de proibição e caçamba nas Contendas

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (SAAEB) volta a alertar a população sobre os prejuízos causados pelo descarte irregular de resíduos no município. Desta vez, o registro foi feito na estrada que dá acesso às Contendas, onde foram encontrados lixo orgânico e até mesmo eletrônicos, como um forno micro-ondas, deixados a poucos metros de uma caçamba e de uma placa que proíbe expressamente o despejo de lixo naquele local.


Além de desrespeitar o meio ambiente e os espaços públicos, o ato revela o descaso de alguns moradores diante da estrutura oferecida pela cidade. Barretos conta atualmente com diversos Ecopontos distribuídos estrategicamente em bairros distintos, justamente para facilitar o descarte correto de materiais recicláveis, restos de construção, eletrônicos, móveis e outros tipos de resíduos.

 

O descarte irregular compromete a paisagem urbana, atrai pragas, gera riscos à saúde pública e causa danos ambientais muitas vezes irreversíveis. Muitos resíduos, como o lixo eletrônico, levam décadas ou até séculos para se decompor, liberando substâncias tóxicas no solo e nas águas. Já o lixo orgânico, quando deixado em locais inadequados, se decompõe rapidamente, causando mau cheiro, proliferação de insetos e contaminação.

 

“É inadmissível que mesmo com estrutura disponível, as pessoas insistam em jogar lixo de forma criminosa. Quem for flagrado descartando resíduos em locais proibidos poderá ser multado. E mais uma vez pedimos que a população nos ajude a identificar os responsáveis, enviando fotos ou vídeos pelo WhatsApp do SAAE, pela ouvidoria no (17) 3321-5300”, reforça o superintendente Nilson Andrade.

 

A autarquia reitera que a responsabilidade pela preservação da cidade é de todos e que atitudes como essa vão contra os princípios de cidadania e respeito ao próximo. Cuidar de Barretos é um dever coletivo, e a denúncia consciente é uma das ferramentas mais eficazes para combater esse tipo de crime ambiental.



Fonte: SAAE Barretos 

 ()
 ()
 ()