A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, deu início no sábado, 26 de julho, à 3ª turma do Projeto Samuzinho. A ação, promovida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU), visa formar multiplicadores de conhecimento em primeiros socorros, reforçando os cuidados básicos em situações de urgência e emergência.
O prefeito Odair Silva parabenizou os “samuzeiros”, estudantes e familiares e reforçou a importância da iniciativa, fundamental na formação de cidadãos mais conscientes e preparados. “É emocionante ver a mudança da criança que está entrando, para aquela que sai do projeto. E essa é a melhor idade para a criança adquirir o aprendizado e começar a entender qual é o melhor caminho a seguir”, destacou.
O Projeto Samuzinho iniciou suas atividades em 2023 e, até o momento, já formou cerca de 140 alunos. Nesta edição, mais 70 alunos serão contemplados, sendo 60 da Rede Municipal de Ensino e outros 10 da rede privada, do Colégio Barretos e do Colégio Nomelini.
“O projeto vai treinar as crianças em primeiros socorros. Nós vamos ensinar o básico para eles, para que possam multiplicar em casa e dentro das escolas, para as demais crianças que não puderam participar. Por exemplo, tivemos o relato de uma criança que salvou o irmãozinho engasgado, também de outra criança que viu a avó com sintomas de AVC, falou para a mãe, que rapidamente chamou a ambulância, levou para o hospital e hoje a avó está sem nenhuma sequela”, explicou a coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) e responsável pelo Projeto Samuzinho, Enf.ª Aline Cristina Pereira de Almeida.
As aulas serão oferecidas quinzenalmente, ao longo de um semestre, com foco em conhecimento prático e formação cidadã. “Eu gostaria muito que vocês incentivassem os seus filhos a participarem, é um projeto que vai ser multiplicador e enriquecedor. Essas instruções que eles receberão aqui de primeiros socorros serão para a vida inteira”, reforçou o coordenador geral do SAMU, Dr. Paulo Fernando Muzetti.
Após a cerimônia de lançamento, alunos, pais e autoridades também foram convidados a conhecer as instalações da base do SAMU, com destaque para a central de regulação, onde são atendidos os chamados do 192, e o interior das ambulâncias.
A solenidade ainda contou com a presença da primeira-dama, Roselaine Silva, da médica Socorrista e também responsável pelo Projeto Samuzinho, Dra. Flávia da Cunha Monteiro de Barros, da supervisora geral do ensino Fundamental, Thaismara Alonso, do secretário municipal de Cultura, Bruno Bernar, e dos vereadores Danubia Alves, Itamar Alves, Tiagão Alves e Marcos Mariano.
Fonte: Prefeitura Municipal de Barretos