Municipal de Saúde, promoveu ações de conscientização, testagem e orientação no combate às hepatites virais, em alusão ao Julho Amarelo – campanha nacional de enfrentamento às hepatites B e C.
As ações foram coordenadas pela equipe da Unidade de Saúde de Doenças Infectocontagiosas, responsável pelo ambulatório especializado, sob a coordenação da enfermeira e fisioterapeuta Thatyaine Schiapati. Segundo ela, a prevenção é o principal caminho para o controle das hepatites virais. "A saúde começa com a prevenção. Campanhas como essa nos ajudam a alcançar mais pessoas, identificar precocemente os casos e garantir o acompanhamento necessário", destacou.
Ao todo, foram realizados 298 testes rápidos para detecção dos vírus B e C. A campanha identificou dois casos positivos para Hepatite B e dois para Hepatite C, e todos os pacientes já estão sendo acompanhados pela rede municipal de saúde.
As ações contaram com o apoio do Rotary Club de Barretos e da Rede Total Drogadada, que contribuíram para o sucesso das atividades realizadas ao longo do mês.
A Secretaria de Saúde reforça que os testes para hepatites virais estão disponíveis gratuitamente durante o ano todo nas unidades de saúde e no ambulatório de doenças infectocontagiosas. O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento eficaz e para evitar a progressão da doença.
No encerramento da ação, realizado no dia 28 de julho, no Novo Postão, estiveram presentes o vice-prefeito Mussa Calil Neto, o secretário municipal de Saúde Ângelo Roberto Gonçalves e representantes do Rotary Club, entre eles o governador do Distrito 4480, Marco Aurélio Maset, a presidente do Rotary Club de Barretos, Rose Fontes Dalkirane, a embaixadora da Campanha Hepatite Zero, Rosangelaine de Souza, e a presidente da Comissão de Projetos Humanitários, Dina Maria Palerosi.
Fonte: Prefeitura Municipal de Barretos