Curso de enxertia em plantas frutíferas reúne profissionais de Barretos e região

Formação gratuita foi realizada na Fazenda Municipal pela CATI, em parceria com a prefeitura

29/07/2025

Curso de enxertia em plantas frutíferas reúne profissionais de Barretos e região

(Tininho Jr.)

A Estância Turística de Barretos recebeu nesta terça-feira, 29 de julho, na Fazenda Municipal, um curso gratuito de enxertia em plantas frutíferas promovido pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) - Regional Barretos, CATI Sementes e Mudas e Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

“Fico muito feliz quando eu vejo nesses encontros as cadeiras todas ocupadas, isso é uma demonstração de interesse. Hoje vocês dão aqui um grande exemplo desse desejo de aprender o novo, de poder implementar coisas novas nos negócios e na vida de vocês. Então, eu quero desejar sucesso, que seja um dia bastante aprendizado”, destacou o prefeito Odair Silva na abertura do curso.

Além de profissionais barretenses, a capacitação reuniu representantes de cidades da região, como Severínia, Guaíra e Olímpia. “Estamos trabalhando na formação não só do público daqui de Barretos, mas colaborando com o desenvolvimento da região como um todo”, destacou o diretor técnico da CATI - Regional Barretos, Rolando Salomão.

O secretário Marcelo Jamal reforçou a importância de políticas regionais sobre o meio ambiente, apresentou o Programa Mãos pelas Águas, que visa à preservação ambiental e recuperação de nascentes em áreas rurais do município e agradeceu o apoio da CATI e da Secretaria Estadual de Agricultura. “É uma grande satisfação poder receber esse evento e proporcionar esses conhecimentos a todos os agricultores. Quando assumimos esta gestão, o prefeito nos deu a missão de apoiar os pequenos e médios agricultores e essa propagação de tecnologia, de conhecimento é muito importante”, comentou.

Durante a formação, ministrada pelo especialista agropecuário e chefe da Divisão de Mudas da CATI, Marcos Augusto Franco Júnior, foram discutidos os conceitos básicos e a importância da enxertia, fisiologia do enxerto, materiais e ferramentas, preparação e seleção dos materiais, tipos de enxertia, fatores ambientais e manejo pós-enxertia, além de problemas, dúvidas e diagnóstico. O curso também contou com atividades e demonstrações práticas no Viveiro Municipal.
A capacitação tem apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.






Fonte: Prefeitura Municipal de Barretos 
 ()
 ()
 ()
 ()
 ()