Tereos apoia 61ª edição do Festival de Folclore de Olímpia e recebe grupos participantes em suas unidades

Três apresentações especiais serão realizadas nas unidades da empresa durante o evento, que acontece de 2 a 10 de agosto na Capital Nacional do Folclore

04/08/2025

Tereos apoia 61ª edição do Festival de Folclore de Olímpia e recebe grupos participantes em suas unidades
A cultura popular brasileira mais uma vez ganha destaque em Olímpia, no interior paulista, com a realização do 61º Festival de Folclore (FEFOL), até o dia 10 de agosto. Pelo 25º ano consecutivo, a Tereos apoia o maior evento do gênero no país, reafirmando seu compromisso com a valorização da cultura nas comunidades onde atua.
 
Neste ano, além de apoiar a realização do festival, a Tereos terá novamente a oportunidade de receber parte da programação em suas unidades. Ao longo da semana, três grupos participantes farão apresentações especiais para os colaboradores da empresa, levando música, dança e tradição para suas unidades industriais.
 
As apresentações nas unidades da Tereos acontecerão nos dias 4, 6 e 8 de agosto, com os grupos Coco de Roda Babaçu, de Maceió (AL), Bumba Meu Boi de Nina Rodrigues, de São Luís (MA), e Grupo Parananin, de Ananindeua (PA), respectivamente.
 
Cada grupo leva ao público um recorte autêntico da cultura popular de sua região. O Coco de Roda Babaçu é uma das novidades da 61ª edição, apresentando uma dança vibrante com raízes africanas e indígenas. Já o Bumba Meu Boi de Nina Rodrigues, comandado por uma mulher, resgata a riqueza histórica do Maranhão com musicalidade e expressão dramática. E o Grupo Parananin representa o Pará com manifestações tradicionais como lundú, chula marajoara, dança da farinha de tapioca e outras expressões da identidade amazônica.
 
Para Douglas Souza, gerente de Relações Institucionais da Tereos, apoiar o FEFOL é uma forma de incentivar a conexão entre as pessoas por meio da cultura. “Acreditamos que a cultura é uma ferramenta poderosa de transformação. Ser parceiro do Festival do Folclore por 25 anos reforça o quanto valorizamos o desenvolvimento humano, o respeito às tradições e a construção de uma comunidade mais integrada”, afirma.
 
Edição histórica
Com o tema “Raízes que nos Conectam”, o 61º Festival do Folclore de Olímpia presta homenagem ao estado do Maranhão e à sua expressão popular mais conhecida: o Bumba Meu Boi. Serão 61 grupos de 20 estados brasileiros das cinco regiões do país, totalizando cerca de 2 mil participantes entre dançarinos, músicos e cantadores. Desses, 17 grupos participam pela primeira vez do evento.
 
A programação gratuita inclui mais de 120 apresentações no Palco Principal, minifestival com as escolas municipais, seminários, oficinas, gincanas infantis, shows de música de raiz, feira de artesanato e o desfile de encerramento pelas ruas da cidade. A expectativa é de que o evento receba mais de 180 mil visitantes ao longo dos nove dias.
 
O Festival é uma realização da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore, com apoio de projetos de incentivo cultural e parceiros como a Tereos.
 
Serviço
61º Festival do Folclore – Jubileu de Castanheira
Até 10 de agosto de 2025
Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna”
Avenida Menina Moça, 800 – Vila Hípica – Olímpia/SP
Programação completa: www.folcloreolimpia.com.br





Fonte: Andrea Inocente